terça-feira, 6 de julho de 2010

Jogos matemáticos para crianças

Desde sempre o jogo fez parte da vida do Homem. O mais antigo que se conhece foi encontrado na sepultura de um rei babilônico, morto cerca de 2600 anos antes de Cristo. Lá estão o tabuleiro, as peças e os dados. Infelizmente, não incluíram as regras, motivo pelo qual não podemos saber como se jogava.

Atualmente ele é usado para auxiliar o aprendizado de crianças nas mais diversas áreas, inclusive na matemática.O uso de dominós, dados, palitos, entre outros recursos, proporcionam de forma prazerosa, um maior desenvolvimento nas habilidades racionais

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aprender Matemática Brincando



Durante o período em que as crianças estão cursando a educação infantil, os adultos devem proporcionar o encontro entre elas e o espaço para que possam explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico.
A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo debatida há algum tempo, sendo bastante questionado o fato de a criança realmente aprender Matemática brincando, por isso, ao optar por trabalhar a Matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o intuito de o jogo não se tornar mero lazer.
A Matemática está presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Ensinar a resolver problemas é uma das principais metas do ensino de matemática, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.
A utilização dos jogos para o ensino da Matemática é valorizado, sobretudo porque eles não apenas divertem, mas também retiram das atividades materiais importantes para gerar conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação.
A Matemática antes vista como uma espécie de bicho-papão, hoje por conta das novas formas de ensino, que usam jogos e brincadeiras, aproximou-se do mundo real e vêm atraindo as crianças. Um ensino que era tão temido, tornou-se prazeroso.
Portanto, o ensino da Matemática na Educação Infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças mediante situações de efetiva aprendizagem, sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.
Fontes:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI17585-15134,00.html
www.educacional.com.br/.../outrosEducacao_artigo.asp?...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Educação Infantil


A educação infantil é um período em que as crianças estão descobrindo o mundo e a realidade que vivem por meio de uma etapa da vida extremamente fértil para a construção de novos conhecimentos.Dentre tantas descobertas, organizam,classificam e criam conjuntos,observam o tamanho das coisas, brincam com formas, ocupam espaço,ou seja, vivem em constante contato com a matemática. Com isso, elas acabam aprendendo muito sobre matemática sem que os adultos precisem ensiná-las. Entretanto, para que essas habilidades tenham um maior aproveitamento, a disponibilidade de materiais, como jogos, músicas, entre outros é de extrema relevância.