segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aprender Matemática Brincando



Durante o período em que as crianças estão cursando a educação infantil, os adultos devem proporcionar o encontro entre elas e o espaço para que possam explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico.
A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo debatida há algum tempo, sendo bastante questionado o fato de a criança realmente aprender Matemática brincando, por isso, ao optar por trabalhar a Matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o intuito de o jogo não se tornar mero lazer.
A Matemática está presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Ensinar a resolver problemas é uma das principais metas do ensino de matemática, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.
A utilização dos jogos para o ensino da Matemática é valorizado, sobretudo porque eles não apenas divertem, mas também retiram das atividades materiais importantes para gerar conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação.
A Matemática antes vista como uma espécie de bicho-papão, hoje por conta das novas formas de ensino, que usam jogos e brincadeiras, aproximou-se do mundo real e vêm atraindo as crianças. Um ensino que era tão temido, tornou-se prazeroso.
Portanto, o ensino da Matemática na Educação Infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças mediante situações de efetiva aprendizagem, sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.
Fontes:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI17585-15134,00.html
www.educacional.com.br/.../outrosEducacao_artigo.asp?...

2 comentários:

  1. Muitos adultos veêm a matemática como bicho-papão, porque quando crianças aprenderam de forma mais difícil esses conteúdos e atualmente há novas forma de ensino para que as crianças aprendam brincando os conteúdos, especialmente os de matemática, com jogos em sala de aula fica mais fácil aprender.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto!realmente a matemática deve ser vista dessa forma,pois ela só tem a contribuir na vida de todos nós!! Principalmente para as crianças que tem muito o que aprender com a matemática!!

    ResponderExcluir